Ceres

Ceres, equivalente à Deusa grega, Deméter, é filha de Saturno e Cibele, amante e irmã de Júpiter, irmã de Juno, Vesta, Netuno e Plutão, e mãe de Proserpina com Júpiter, patrona da Sicília, Ceres pediu a Júpiter para que a Sicília fosse colocada nos céus, como resultado, e porque a ilha tem forma triangular, criou a constelação Triangulum, um dos antigos nomes era Sicilia.

Ceres é a Deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Diz-se que foi adotada pelos romanos em 496 a.C. durante uma fome devastadora, quando os livros Sibilinos avisaram para que se adotassem a Deusa grega Deméter, Córe e Dionísio. A Deusa é personificada e celebrada por mulheres em rituais secretos no festival de Ambarvalia, no mês de Maio, existia um templo dedicado a Ceres no monte Aventino em Roma, o seu primeiro festival era a Cereália ou Ludi Ceriales (jogos de Ceres), instituidos no século III a.C. e celebrados anualmente de 12 de Abril a 19 de Abril.

A veneração de Ceres ficou associada às classes plebeias, que dominavam o comércio de cereais. Sabe-se muito pouco sobre os rituais de veneração a Ceres, um dos poucos costumes que foram registados era uma prática de apertar ligas nas caudas das raposas e que eram largadas no Circo Máximo. Ela tinha doze Deuses menores que a assistiam, e estavam encarregados dos aspectos específicos da lavoura, Ceres é retratada na arte com um cetro, um cesto de flores e frutos e tem uma coroa feita de orelhas de trigo. A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da Deusa com os grãos comestíveis, o nome Ceres provém de ker, de raiz Indo-Europeia e que significa (crescer), também é a raiz das palavras (criar) e (incrementar). O asteróide Ceres levou o nome desta Deusa, o mesmo aconteceu com o elemento químico Cerium. Ceres também é relacionada à cerveja, que em latim é grafada Cervisiae, batizada pelos romanos em homenagem à Deusa.

Ceres filha de Deméter

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s