Minerva

Equivalente a Deusa grega Atena, Minerva é filha de Júpiter, que nasceu após este engolir a Deusa Métis, e estando com uma forte dor de cabeça, pediu à Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, após o qual saiu Minerva, já adulta, portando escudo, lança e armadura, é considerada uma das três Deusas Virgens, ao lado de Diana e Vesta. Deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, disputou com Netuno qual dos dois daria o nome à cidade que foi construída à mando de Cécropes(rei dos Antenienses), essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado, Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Netuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso, os Deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz, Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas.

Minerva representa-se com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também Deusa da sabedoria. A Deusa Minerva é o símbolo oficial dos engenheiros, e é para os atenienses a Deusa da excelência, da misericórdia e da pátria. Minerva era para os atenienses a Deusa Acrópole à montanha santa. A Acrópole figura numa moeda de Atenas, assaz grosseira, aliás, não se vêem nela representações de edifícios, mas somente a grande Minerva de bronze, que os navegantes saudavam de longe, como protetora da cidade.

Minerva se identifica completamente com a cidade que ela protege, e se por duas vezes usa cavalos no capacete é para mostrar a sua reconciliação com Netuno a quem era consagrado o cavalo, e que, como Deus dos mares, não podia deixar de ter grande importância em Atenas, é o que vemos num medalhão antigo no qual a cidade de Roma personificada se liga à de Atenas.

Minerva

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s