Proserpina

Proserpina ou Prosérpina (correspondente na Grécia a Perséfone) é filha de Júpiter com Ceres, uma das mais belas Deusas de Roma. Enquanto colhia flores, foi raptada por Plutão, que a fez sua esposa. Sua mãe (Ceres), desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. Somente à pedido de Júpiter, acedeu a devolver a vida às plantas, exigindo, no entanto, que Plutão lhe devolvesse a filha.

Como, por um ardil deste último, Proserpina havia comido um bago de romã, não podendo mais abandonar o submundo de forma definitiva. Acabou por encontrar uma solução do agrado de todos, Proserpina passaria metade do ano no submundo com seu marido Plutão(corresponde essa época ao Inverno), quando Ceres, desolada, descuida a Natureza, deixando morrer as plantas, e a outra metade do ano Proserpina passa na superfície, na companhia da mãe (corresponde ao Verão), quando a Natureza renasce, fruto da alegria de Ceres.

Àquela Deusa os romanos dedicavam um festival realizado no dia 31 de maio. Cora é também um instrumento Kora em inglês. Existem algumas inscrições que relacionam essa Deusa Romana com a Deusa Lusitana Atégina.

Proserpina ou Perséfone

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s