Vesta

Vesta, equivalente à Héstia do panteão grego, filha de Saturno e Cibele, é a Deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira, embora Vesta fosse bastante cortejada pelos Deuses Netuno e Febo, a Deusa havia jurado a Júpiter que se manteria virgem, fato pelo qual ele lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares e ser muitíssima respeitada por todos os Deuses e mortais.

A Deusa Vesta simboliza a perenidade do império, suas sacerdotisas são chamadas de vestais e têm um voto de castidade, além de ter que servir Vesta durante trinta anos. Normalmente, Vesta é apresentada como uma mulher jovem, com grandes roupas e um véu sobre a cabeça e ombros, devido a sua simplicidade, não houveram tantas manifestações artísticas nem histórias narrando os fatos à respeito da Deusa. O fogo aceso nos altares dos templos e nas lareiras das moradias era o pedido e o convite para que Vesta se tornasse presente, trazendo as bênçãos da iluminação.

Vesta não tinha rituais específicos, sendo a veneração da chama sagrada a maneira antiga e atual para sua reverência e invocação. Entre os romanos, o fogo sagrado de Vesta era guardado e alimentado por jovens virgens, as vestais. Essas donzelas eram escolhidas entre as maiores famílias de Roma, na idade de seis à dez anos. Em Roma, como na Grécia, Vesta, a virgem, não tinha outra imagem ou símbolo além do fogo sagrado, uma das maneiras de representá-la era com vestes de matrona, com estola, segurando na mão um facho ou uma lâmpada, ou uma pátera, vaso de duas asas, chamado capendúcula, algumas vezes também um paládio ou uma pequena Vitoria, e às vezes em lugar da pátera, ela segura uma haste, flecha sem ferro, ou uma cornucópia. Nas medalhas e monumentos, os títulos que se lhe dão, são Vesta, a santa, a eterna, a feliz, a antiga, Vesta a mãe entre outros nomes.

Vesta

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s