Pentagrama

Um pentagrama basicamente é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas, mas o que ele representa? Qual é sua função no mundo esotérico, espiritual e mágico?

Pentagrama na Religião.

Bom, o pentagrama para os pagãos, simbolisa os cinco elementos fundamentais para vida, que são, Água(ponta direita superior), Ar (ponta esquerda superior), Terra (ponta direita inferior), Fogo (ponta esquerda inferior) e o Espírito (ponta mais alta ao centro), todos estão interligados entre si, e o círculo ao seu redor simbolisa o movimento cíclico das coisas, pois nada no mundo se cria, tudo se transforma.

A magia tem o pentagrama como um de seus símbolos principais.
Originalmente símbolo da Deusa romana Vênus, foi associado à diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita, trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial por representar os quatro elementos (água, terra, fogo e ar), coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.

O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, pois é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentagrama maior, e assim sucessivamente. Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais, representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino e o feminino.

Pentagrama na Astronomia e Natureza.

Conjunções inferiores sucessivas de Vênus se repetem numa ressonância orbital muito próxima a 13:8 (a Terra orbita 8 vezes para cada 13 órbitas de Vênus) criando uma sequência de precessão pentagrâmica.

Muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção, e é importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião . Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os quatro membros e a cabeça).

Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como “estrela do microcosmo” (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo. Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da Deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da Terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos, também é usado para banir e invocar energias.

O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.

O Pentagrama invertido

O pentagrama com duas pontas voltadas para cima, significa a verdade sobre o fato de o Espírito ser apenas uma faceta da matéria, pode-se observar também que o Pentagrama com duas pontas para cima aparecia, como um dos símbolos da Baphomet.

Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos, podemos também afirmar que são as cinco pontas do corpo Humano, onde, através delas que são levados para o interior do corpo tudo que o Homem adquire com tais pontas (braços, pernas e cabeça).

Mas, é adquirido de acordo com cada ser Humano, pois, uns levam estas pontas onde desejam, e é de acordo com esses desejos que são introduzidos e exteriorizados a ação e a reação causadas por essas ondas capitadas, que logo introduzidas no ser são revertidas em conhecimentos e repassadas a outrem de acordo com o Eu de cada ser Humano.

Pentagrama

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s