Acelga

Acelga, cientificamente conhecida como Beta Vulgaris.

Planeta: Lua
Elemento: Água.
Atributos: Paz, intuição, criatividade, mudanças, fertilidade, harmonia, meditação, profecias.

Acelga Cientificamente

A acelga é uma hortaliça indicada para oxigenar o sangue e normalizar a digestão, além de acalmar os nervos e robustecer o cérebro, é muito útil para fortalecer o estômago.

Quando preparada em forma de salada ou suco, bem como cozida ao vapor, combate as seguintes enfermidades: anúria, disúria, asma, diabete, enfermidade do fígado, colecistite, cólicas hepáticas, nefrite, cólicas renais, gota, reumatismo, enterite, colite, hemorragias intestinais, dermatoses, úlcera, chagas, vômitos de sangue, o suco de acelga, quando misturado, com igual parte de suco de agrião é eficaz contra os cálculos biliares. Em caso de prisão de ventre, deve-se tomar um copo por dia em jejum, meio copo de suco de acelga e uma colher das de sopa de azeite de oliva dará resultado.

A acelga é uma planta muito nutritiva e com propriedades medicinais, de gosto amargo é preparada em diferentes pratos e apreciada em diversas culturas, na Argentina, por exemplo, a acelga é muito apreciada na culinária e é consumida em pizzas, na forma de bolinhos fritos e, principalmente, é consumida como ensopado junto com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.

suas folhas normalmente, são consumidas cruas em saladas, cozidas, refogadas, junto com outros legumes na sopa ou como recheio de tortas, se for cozido, o vegetal perde seu sabor amargo.

O consumo dessa planta traz muitos benefícios para a saúde, fortalece o estômago, auxilia a desinflamar os nervos e tem ação antioxidante, a acelga também ajuda na eliminação dos cálculos biliares, além de ter ação cicatrizante, outra propriedade da hortaliça é atuar na diminuição da glicose no sangue, o que pode ajudar quem tem diabetes.

O alimento é pouco calórico (um prato de sobremesa tem apenas 10 calorias), é também rico em vitamina K e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio, seu principal benefício é proteger a membrana das células, principalmente as do sistema imunológico, possui ainda vitaminas A, C (ácido ascórbico), E, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

A hortaliça contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C, a planta, no entanto, possui ácido oxálico, que se consumido em exagero pode atrapalhar a absorção de cálcio pelos ossos, para combater isso, ferve-se a acelga, a hortaliça também ajuda quem tem prisão de ventre, é rica em fibras e pode desempenhar a função de laxante.

A acelga ou beterraba branca é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser opacas ou brilhantes na coloração verde ou avermelhada.

Pode ser usada nas micoses, cicatrizes e cálculos biliares, age como antioxidante, auxília o fígado e é utilizada nas doenças circulatórias

A cultura da Acelga remonta à antiguidade clássica: os Gregos e Romanos faziam grande uso dela. Seu nome “cicla” seria de origem feniciana. A acelga só se tornou popular na França na Idade Média. Segundo o “Ménagier de Paris”, a verdadeira “porée” (sopa de legumes) era a “porée” de Acelga, sua cultura se difundiu largamente no século dezessete.

A acelga pertence à mesma espécie botânica da beterraba, da qual se diferencia pelo notável desenvolvimento de suas folhas, que são maiores e mais numerosas e por suas raízes que não são tuberosas, a parte consumida são as folhas.

Reino: Plantae.
Divisão: Magnoliophyta.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Caryophyllales.
Família: Amaranthaceae.
Género: Beta.

Acelga

Deixe um comentátio!