Hécate – A Deusa

Hécate, a misteriosa Deusa das Trevas e protetora de todos os Bruxos, é a personificação da lua e do lado escuro do princípio feminino.

Seu nome é grego e significa “aquela que tem êxito de longe”, o que a liga a Diana (Artemis), a virgem caçadora da lua.

Hécate é filha dos titãs Perses e Asteria, ela anda pelas encruzilhadas nas noites sem lua com sua matilha de cães fantasmagóricos e uivantes, usa a tiara de estrelas que ilumina os escuros caminhos da noite, bem como a vastidão da escuridão interior.

Como Prytania, a “Rainha dos mortos”, Hécate é a condutora das almas e sua guardiã durante a passagem entre os mundos, mas ela também rege os poderes de regeneração, sendo invocada no desencarne e nos nascimentos como Protyraia, para garantir proteção e segurança no parto, vida longa, saúde e boa sorte.
Hécate Kourotrophos cuida das crianças durante a vida intra-uterina e no seu nascimento, assim como fazia sua antecessora egípcia, a parteira divina Heqet.

Como Diana, Hécate pertence à classe das deidades portadoras de archote, sendo retratada portando um, afim de se ajustar à crença de que é a Deusa lunar noturna e poderosa caçadora que conhece seu caminho no reino dos espíritos.

Controla as fases de nascimento, vida e morte. Embora seus cães sejam os animais mais sagrados para ela, Hécate também está associada às lebres na antiga Grécia, como a sua equivalente germânica, a Deusa lunar Harek.

Na arte, Hécate é muitas vezes representada como uma mulher com três cabeças, com serpentes sibilantes entrelaçadas em seu pescoço, ou ainda é retratada com três corpos e três cabeças, representando uma Deusa triplice, representando a jovem, a mãe, e a anciã.

Por ser retratada desta forma, ela é chamada de Triforme, símbolo que pode estar ligado também aos três níveis, Nascimento, Vida e Morte, representa o Passado, o Presente e o Futuro.

Possuidora de uma aura fosforescente que brilha na escuridão do mundo subterrâneo, Hécate Phosphoros é a guardiã do inconsciente e guia das almas na transição, enquanto as duas tochas de Hécate Propolos, apontadas para o céu e a terra, iluminam a busca da transformação espiritual e o renascimento, orientado por Soteira, a Salvadora. Como deusa lunar Hécate rege a face escura da Lua, Ártemis sendo associada com a lua nova e Selene com a lua cheia.

Hécate é responsável pelos portões do submundo, sendo a portadora do poder de permitir quem entra, porém nenhuma alma jamais pode sair de lá, ela ajudou a Deusa Deméter a encontrar sua filha Perséfone quando foi raptada por Hades e levada para o submundo.

Hécate é uma poderosa deidade lunar, e todos os rituais realizados em sua honra devem ser feitos:
– à meia-noite,
– em noites sem lua
– ou ao nascer da lua do dia 13 de Agosto, o principal festival pagão de Hécate.

O dia 13 de agosto é uma data importante no antigo calendário greco-romano, dedicada às celebrações das Deusas Hécate e Diana, quando lhes eram pedidas bênçãos de proteção para evitar as tempestades do verão europeu que prejudicassem as colheitas.

Hécate, Trivia ou Triformis é uma das mais antigas Deusas da Grécia pré-helênica, cultuada originariamente na Trácia como representação arcaica da Deusa Tríplice, Hécate é um arquétipo primordial do inconsciente pessoal e coletivo, que nos permite o acesso às camadas profundas da memória ancestral.

É representada no plano humano pela xamã que se movimenta entre os mundos, pela vidente que olha para passado, presente e futuro e pela curadora que transpõe as pontes entre os reinos visíveis e invisíveis, em busca de segredos, soluções, visões e comunicações espirituais para a cura e regeneração dos seus semelhantes.

Filha dos Titãs estelares Astéria e Perseu, Hécate usa a tiara de estrelas que ilumina os escuros caminhos da noite, bem como a vastidão da escuridão interior

Hécate é neta de Nyx, Deusa ancestral da noite, Hécate também é uma Rainha da Noite e tem o domínio do céu, da Terra e do submundo, Senhora da magia, confere o conhecimento dos encantamentos, palavras de poder, poções, rituais e adivinhações àqueles que a cultuam, enquanto no aspecto de Anciã, a Guardiã dos sonhos e das visões, tanto pode enviar visões proféticas, quanto alucinações e pesadelos se as brechas individuais permitirem.

Associações de Hécate

Ervas: Salgueiro, teixo, mandrágora, cíclame, menta, cipreste, tamareira, gergelim, dente-de-leão, alho, carvalho, cebola.

Elementos: Água e terra

Cores: Preto, azul, vermelho, branco, dourado, cinza.

Pedras: Ônix, turmalina negra, hematita.

Dia da semana: Sábado ou segunda-feira

Mês do ano: Agosto

Dias de honra a Hécate:

31/01, 27/02, 04/03, 13/08, 21/09, 31/10, 01/11, 07/11, 16/11.

Festas de Hecate: Os gregos guardavam dois dias consagrados a Hécate, um é o dia 13 de Agosto e outro é o 30 de Novembro, os romanos consideravam o 29 de cada mês consagrado a ela.

Lua: Minguante e nova (luas negras).

Associações: Trabalhos psíquicos, mistérios e segredos profundos e escondidos, predição, feitiços e transes.

Animais: Mariposa, cão, loba.

Sabbat relacionado: Samhaim.

Hécate também é associada com a noite, magia, profecias, cura, os mistérios da morte, renovação e nascimento.

Instrumentos dedicados: Espelho Negro e todos os outros instrumentos divinatórios.

Hino à Hécate

Oh Deusa, de obscuros e sombrios lugares,
Aquela que infesta e abandona os lares,
Em busca de aventuras e ilusão,
Tentando apaixonar o coração.

Enquanto dormes oh formoso Apolo,
Hécate mostra a exuberância do teu colo,
A noite mágica que a todos iludem,
É o momento exato para que todos estudem.

E tu acordas, exuberante Apolo,
Hécate se esconde nas profundezas do solo,
O dia mágico que a todos chama,
Abre as portas para que prossiga a vida mundana.

A Deusa dorme enquanto a luz se acende,
Enquanto a alma por causa da vida se vende,
E a luz criadora precisa novamente das trevas,
A luz criadora procura novamente em suas Evas.

E Apolo volta ao seu sono profundo,
Hécate se levanta novamente de seu mundo,
As pessoas voltam ao mundo de ilusão,
Procurando algo para confortar o coração.

Hécate Trívia

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s