Freyr

Freyr é um Deus Nórdico, seu nome significa Senhor, ele é irmão gêmeo de Freya Mardoll e filho de Njord, também pode ser chamado Ing e Yngvi, sendo com este nome o ancestral dos Ynglingar, a saga deste povo apresenta-o como rei da Suécia, casado com Gerd e pai de Fjölnir, Freyr tornou-se uma divindade depois de morrer, pois o seu reinado tinha sido próspero.

Em Uppsala, na Suécia, aparece com o nome de Fricco, representado com um exuberante falo, indicando a sua característica vanir fecundadora, e de Frö, a quem se faziam sacrifícios de nove em nove anos ou anualmente.

É um dos Deuses mais importantes da família divina dos Vanir, morando no Alfheim ou mundo dos elfos com a sua mulher, a gigante Gerda (ou Herdr), Freyr assim como Freya e Njorðr foram levados de sua terra Vanaheimr pertencente aos Vanir para viver juntamente com os Aesir como um acordo no feito no final do Ragnarok de que três Deuses Vanir viveriam com os Aesir e três Deuses Aesir viveriam com os Vanir.

Seu cavalo salta qualquer obstáculo e a sua espada mágica, forjada por anões, move-se sozinha nos ares desferindo golpes mortais, mesmo se for perdida em combate, Freyr é possuidor de um javali de ouro chamado Gulinbursti, criação dos anões Brokk e Sindri, que conduz um carro como se fosse puxado por cavalos, e cujo brilho reluz na noite, entre os pertences de Freyr está também um navio chamado Skidbladnir, que é tão grande que nele cabem todos os Deuses, mas pode ser dobrado e guardado na algibeira, ele é uma das mais antigas divindades Nórdicas junto com Freyja e Njörðr.

Freyr assim como Freya regem o dia de sexta-feira, daí o nome Friday (sexta-feira em inglês), que significa dia de Frey ou dia de Freya. Seu nome tem várias formas escritas, ora como Freyr, ora como Frey ou mesmo Frei. Ele é um Deus da festilidade, sexualidade, da colheita e germinação, faz-se pedidos à ele e/ou a Mardoll pedindo auxílios na obtenção de um emprego e rituais de prosperidade.

Regente também da Runa Inguz.

Runa Inguz

É considerado como um dos nomes e uma das faces de Odin, é um Deus belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a alegria e a paz, é o Deus chefe da agricultura, ele é patrono da fertilidade.

Freyr

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s