Os 6 Ritos de Passagem – Parte IV – (Handfasting e Handparting)

O Handfasting é o Casamento Pagão, que ocorre quando duas pessoas decidem se unir para viverem juntos como casal, e Handparting é a separação do casal, que pode ou não ocorrer, assim como todo casal.

Handfasting, ou União das Mãos, é uma cerimônia oficiada por um Sacerdote Wiccanno, e nele os noivos fazem votos de fidelidade e amor um ao outro, no final suas mãos são unidas com um laço, a cerimônia pode acontecer em qualquer data, menos entre Samhain e Imbolc, cujas energias de morte e transformação não se harmonizam com os propósitos do Handfasting, há algumas tradições que afirmam que Beltane também não é um bom período para casamentos, enquanto outras afirmam ser a melhor data, isso depende muito da tradição em si.

A palavra Handfasting significa “atar as mãos”, esta é uma cerimônia alegre, onde evocamos os Deuses e pedimos para que eles abençoem a união do casal com fertilidade, amor e prosperidade, neste rito casal geralmente veste roupas brancas ou vermelhas, e na cabeça usam guirlandas de flores, e durante a cerimônia suas mãos são atadas, representando a união entre eles, e em seguida partilham o pão e bebem vinho da mesma taça.

Os antigos pagãos costumavam realizar seus casamentos durante o Sabbath de Beltaine, porém como já foi dito, tem certas tradições que não acreditam que esta seja uma boa época para o Handfasting, essa união é um tipo de acordo que tem validade por um ano, podendo ser renovado se eles assim o quisessem, durante o Sabbath, os noivos pulam fogueiras de mãos dadas para garantir a fertilidade, e em algumas tradições, ao invés de fogueiras, os noivos pulam sobre uma vassoura deitada no chão, com o mesmo objetivo.

Adequando-se às necessidades do mundo moderno, na Wicca os casamentos podem ser realizados em qualquer época do ano, apesar de muitos darem preferência à Maio, tradicionalmente o mês dos casamentos, apesar de não ser um elemento tradicional do paganismo antigo, muitos noivos fazem questão de trocar alianças, o que não é nenhum problema, já que é mais um simbolismo do amor entre o casal, da mesma forma, na Wicca a duração da união fica automaticamente prolongada até que os noivos desejem se separar, pois é muito trabalhoso renovar os laços matrimoniais a cada ano.

Diferente do que ocorre em muitas religiões, a Wicca aceita e realiza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, na Wicca não se nutre qualquer tipo de preconceito, pois toda forma de amor é considerada sagrada.

Handparting:

O Handparting é o que chamamos de divórcio Celta, onde o amor entre o casal como homem e mulher acabaram cedendo lugar ao amor mais fraternal, aquele que dedicamos a quem temos grande apreço e amizade, o direito ao divórcio em questões legais diante à sociedade não pagã propriamente dita trata-se de um assunto novo já que foi incluído nas leis nacionais somente em 1977. No entanto, o Handparting já era feito há muito tempo.

Os Celtas prezam a liberdade em segundo plano, sendo que o primeiro é a honra aos Deuses, o amor é um sentimento muito inconstante tal como a inspiração, hoje amamos uma certa pessoa, no dia seguinte já não a amamos como antes, mas ainda temos um certo apreço por ela.

O Rito em si é muito parecido com o Handfasting, com uma grande celebração do amor maior que nos preenche a vida, o casal se apresenta diante ao Grão-Sacerdote ou Grã-Sacerdotisa e entregam-lhe o laço que os uniu em casamento para que o nó seja desfeito e o casal torne-se ex-companheiros e sigam como grandes amigos e apoiadores um do outro, a mulher recobra totalmente seu dote e sua liberdade.

Um grande banquete é compartilhado por todos os presentes e com certeza os Deuses estarão olhando por seus filhos nesta nova fase que recai sobre a tribo ou covén, e se o casal estava casado no civil também, este ritual é realizado após a separação no civil, porém isto pode variar de covén para covén.

Para conferir o Rito de Unção clique aqui.
Para conferir o Rito de Menarca e Transição clique aqui.
Para conferir o Rito de Croning e Saging clique aqui.
Para conferir o Rito de Requiém clique aqui.

Handfasting

Anúncios

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s