Os 6 Ritos de Passagem – Parte V – (Croning e Saging)

A quinta parte dos rituais “fala” da maturidade das pessoas, que acontece quando a mulher para de menstruar, e o homem completa 65 anos de idade, isso significa que agora eles são anciões, pessoas vividas, sábias, e que merecem mais respeito e descanso. Neste ritual temos o Croning para mulheres, e o Saging para os homens.

Nas culturas ancestrais as mulheres mais velhas eram respeitadas por seu conhecimento e sabedoria, elas eram reverenciadas como a memória viva do mundo e eram as Guardiãs da sabedoria ancestral de sua cultura, o Croning marca a entrada da mulher na menopausa e no caminho da Deusa Anciã, para se tornar uma Sábia.

Por isso esse rito é importante, é o momento que a mulher deixa de ser “mãe” para ser “anciã”, o momento também que ela agora tem netos, ou seja, o momento em que ela acaba de educar seus filhos e filhas para poder se tornarem pais e mães também dando continuidade a sua herança, é o momento de introspecção e de pesar tudo o que foi feito ao longo de tantos anos.

Croning também marca a época em que a mulher para de menstruar, a partir deste momento seu ventre não gerará mais vida, pois é o momento de descanso e de relaxamento. Muitas tribos antigamente tiravam as anciãs das tribos para deixá-las descansar em paz, longe de tudo que antes a preocupavam no cotidiano, outras tribos tinham locais próprios para as anciãs, onde elas viviam como videntes, curandeiras e parteiras.

Saging:

Na Wicca o ritual que honra a sabedoria de um homem adquirida através da idade se chama Saging e ocorre tradicionalmente por volta dos 65 anos de idade, como qualquer parte da vida de uma pessoa, a terceira idade deve ser respeitada e observada, uma vez que nossos anciões têm muita sabedoria e experiência para compartilhar conosco se permitirmos.

Esta é a época em que o homem deixa de fazer suas atividades cotidianas dentro de sua tribo, como pescar, caçar, preparar armas, e passa a se dedicar ao treinamento dos mais jovens, ele passa a auxiliar em decisões na tribo, traz muitos conhecimentos consigo que será passado a gerações, é o momento em que ele está apto a ser um “professor” da tribo, já que os adultos estarão ocupados caçando, pescando e plantando, ele passará agora a ensinar a confecção de armas, a caça, a pesca entre outras coisas aos mais jovens, para quando eles chegarem ao ritual de transição já estarem prontos para agir como adultos.

Algumas tribos fazem desafios para os anciões para definir quem será o novo lider da tribo (Pajé, Cacique, grandes Xamãs, etc.), estes desafios vão desde raciocínio até lutas. Alguns tornam-se a comunicação entre espíritos e o nosso mundo, outros preferem delegar sua tribo com mais “militaridade”, mas sempre serão bons anciões, sábios, com muita cultura e muitas lembranças.

Para conferir o Rito de Unção clique aqui.
Para conferir o Rito de Menarca e Transição clique aqui.
Para conferir o Rito de Handfasting e Handparting clique aqui.
Para conferir o Rito de Requiém clique aqui.
Croning

Saging

Anúncios

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s