Mardol – A Deusa Nórdica

Freya Mardol significa “aquela que brilha sobre o mar” é a Deusa regente de sexta-feira, “Friday” em inglês, é uma homenagem à Freya, sendo este é um dia regido por ela onde muitos casamentos aconteciam para atrair as bênçãos da Deusa, é uma Deusa de muitos grafias, ora Freya, ora Freyja, Freyia e tantos outros nomes, Mardol é a Deusa Mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica, seus pais são Njord e Skade ou Skadi, o Deus do mar, ela também é irmã de Frey ou Freyr, Mardol é a Deusa do sexo, da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, da música e das flores, uma Deusa de luz, alegre, amigável, protege seus filhos, acolhedora, ela é uma Deusa que anda sempre bela, faz o possível para conseguir o que quer, não recusa bajulação, adora presentes e coisas douradas e amarelas.

Na guerra entre os Vanir e Aesir (Vanir – Deuses de luz, fertilidade e prosperidade. Aesir – Deuses das sombras, da guerra e do terror), Mardol, Freyr e Njodr, estes Deuses Vanir, foram morar com os Deuses Aesir em troca de paz e de tréguas, onde vivem até hoje para que haja paz entre os mundos.

Mardol é ainda a Deusa da magia e da adivinhação, da riqueza e líder das Valquírias (condutoras das almas dos mortos em combate). De carácter arrebatador, teve vários Deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, baixa estatura, sardas, trazendo consigo um colar mágico chamado Brisingamen, emblema da Deusa da terra.

O colar de Brisingamen, é um tesouro de grande valor e beleza que ela obteve dormindo com os quatro anões que o fizeram (Alfrigg, Berling, Dvalin e Grerr), Odin em repugnância por seus atos de promiscuidade sexual, mandou Loki para roubar o Brísingamen, Heimdall, que tinha uma grande visão, viu o roubo e perseguiu Loki, recuperando o Colar para Freyja.

Ela compartilha os mortos de guerra com Odin mandando as valquírias aos campos de batalha, onde elas recolhem metade dos heróis mortos em combate para sua posse e a outra metade fica para ia Odin em Valhala, estes guerreiros permaneciam em sua grande sala, Fólkvangar que significa “batalha”, no seu palácio de Folkvang ou “campo de folk” e a sua parte ficava na sala Sessrumnir.

As vezes Mardol é confundida com Frigga, outra Deusa também fiandeira e também Deusa protetora das mulheres, porém Frigga as conduz no aprendizado dos Mistérios do Sangue e nos ritos de passagem ao longo das suas vidas. Como Grande tecelã, Frigga, fia a energia cósmica e entrega os fios para as Nornes, as Senhoras do Destino, que são as responsáveis por tecer a intrincada e complexa tessitura do destino universal. Mardol também é confundida algumas vezes com, Iduna, a guardiã das maças douradas da juventude e imortalidade. Freyja é comparada a Deusa Afrodite do Panteão Grego, devido as suas características muito semelhantes.

Ela estava procurando por Od ou Odur, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas, lágrimas essas que ao cair no mar se transformavam em âmbar, caso caíssem na terra se transformavam em ouro. Com seu marido se tornou mãe de duas filhas, Hnossa e Gersimi (os nomes das filhas dela significam “jóias”).

Ela teve muitos assuntos amorosos, com Deuses, humanos, elfos e mesmo anões escuros, freyja foi muitas vezes considerada amante de Odin. Loki acusava Freyja de dormir com todos os Deuses e todos os elfos em Alfheim, e de ser promíscua, ele também à acusava de dormir com o seu irmão Freyr.

Freyr, juntamente com Freyja foram marido e mulher quando eles viviam em Vanaheim (terra dos Vanir), tal como seu pai com sua irmã Nerthus, esse incesto era uma prática muito comum entre as divindades Vanir. Freya também tinha uma suposta paixão pelo Deus Loki, o Deus do fogo, da trapaça e da mentira.

Ela possui vários instrumentos mágicos, um deles é um manto de penas de aves que a permite se transformar em um falcão e voar entre os nove mundos. Outro instrumento muito usado por Madrol é a sua carruagem, esta puxada por dois grandes gatos selvagens.

Outros dos seus animais favoritos são os javalis e porcos, seu amante humano Ottar, toma a forma de um javali de batalha dourado, conhecido como Hildesvini, muitas vezes ela foi chamada de Sýr ou “porca”, este mais um epíteto de Mardol, ela também adora voar à noite, em campos sob a forma de uma cabra branca.

Deixo aqui uma oração para ser feito à Mardol na Lua Cheia ou quando quiser entrar em contato com a Deusa.

Oração para Freya
“Freya!
Senhora das Idisis, da Fertilidade, do Poder, do Amor e da Paixão,
Ajude-me a encontrar meu caminho!
Senhora das Mulheres, Deusa Suprema do Feminino, mostre-me a chave da Magia e Justiça!
Senhora dos Gatos e da Guerra, oriente-me nos momentos difíceis e me dê agilidade e coragem para superar meus obstáculos!
Senhora da Riqueza, dai-me energia pura e restauradora do teu Amor.
Minha alma e coração te pertencem e honrarei teu nome eternamente!
Em nome do Fogo, do Ar, da Terra e da Água,
Poderosa Rainha dos Vanir, mais bela e querida entre todas as Deusas,
Derrame suas bênçãos sobre mim! Que assim seja e se faça para o bem de todos.”

Correspondências:
Epítetos: Dama, Grande Deusa, Mardoll, Deusa vanir, Senhora dos gatos, Líder das Valquírias, A Sábia ou “Vidente”.
Invoque Freya para feitiços de: Amor, beleza, proteção de animais, atividade sexual, nascimentos, sorte, vida longa, encantamentos de objetos, prosperidade, transes, sabedoria, fertilidade, proteção de si mesmo.
Animais: Gato, Javali, Falcão, , Cavalo, Cabra.
Aromas e Ervas: Jacinto, margarida, morango, prímula, rosa, tanchagen.
Cores: Azul, vermelho, branco, verde, amarelo e dourado.
Face da Deusa: Mãe.
Cristais: Coral, Cristal de Quartzo, Granada, Pedra da Lua, Selenita.
Dia da Semana: Sexta-feira.
Elemento: Terra.
Estação do Ano: Primavera.
Número: 13.
Dia sagrado: 19 de abril.
Símbolos: Penas de falcão, colar de âmbar, runas, lança, escudo, elmo.

Freya Mardol

Freya

Anúncios

2 thoughts on “Mardol – A Deusa Nórdica

Deixe um comentátio!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s